Em 1972 o Sr. Silvio D'Agnoluzzo chegou ao Pará e montou uma serraria no km Zero, onde hoje está o município de Dom Eliseu. Dez anos depois, em 1982, montou, junto ao Sr. Vitório Sufredini Neto, a Laminadora Rio Concrem, o que daria início ao Grupo Concrem. Um ano depois, se associaram ao Grupo os senhores Silvano e Adriano D'Agnoluzzo, dando início a Laminadora Paragominas, no município de Paragominas, também no estado do Pará. Na época, quando o mercado de lâminas estava aquecido, se trabalhava em dois turnos, atingindo produção de, aproximadamente, 5.000m³ de lâminas por mês.
Em 1989, foi construída a Floraplac Industrial, primeira Fábrica de Compensado do Grupo em Paragominas. Nos próximos anos, com os ótimos resultados obtidos, foi inaugurada a Rio Concrem Industrial em Dom Eliseu, também com foco em compensado. Com o tempo a produtividade aumentou e a matéria-prima das matas nativas oriundas de projeto de manejo passou a não ser mais suficiente. Por isso, foi introduzido o plantio florestal. Em 1993, o Grupo Concrem deu início ao plantio de Paricá (Schizolobium amazonicum), espécie nativa da Amazônia, em Dom Eliseu. A área, pertencente a empresa Rio Concrem, era de 120 hectares. Já no ano seguinte, no município de Paragominas, a área plantada foi de 250 hectares. Desde então, o reflorestamento se tornou o maior investimento do grupo, passando a plantar eucalipto. Hoje a Concrem Florestal é responsável pela produção de 31 mil hectares de eucalipto.
No ano de 2000 a produção de compensado atingiu o patamar de 11.000m³ por mês. Nesse contexto nasceu a Expama – Exportadora Paragominas de Madeira, que visa o setor de piso de madeira. Em 2002, as árvores já apresentavam as características das madeiras tradicionais da indústria de compensados, mas o diâmetro era muito menor, de 12 a 30 cm, e não tinham produtividade nas máquinas existentes. A solução, então, seria esperar mais alguns anos para que o diâmetro aumentasse ou surgissem máquinas adequadas. Diante de tal necessidade, o Sr. Silvio D’Agnoluzzo, fundador do Grupo, desenvolveu um torno desfolhador que viabilizou a produção de lâminas para compensados e começou um novo ciclo na região.
Em 2010 começou uma nova fase para o Grupo Concrem, com a produção de MDF, que se tornou matéria-prima para as empresas do Grupo. 2013 foi outro ano importante para o Grupo Concrem, com o nascimento da Concrem Wood. Mas as conquistas não pararam por aí. Em 2015, dois fatos importantes mudaram o cenário para as empresas do Grupo. O primeiro foi o início das atividades da termoelétrica que abastece a fábrica da Floraplac; o segundo foi quanto à Expama, que passou por uma reformulação, mudando o tipo de produto ofertado. Essas mudanças só foram possíveis porque o Grupo Concrem possui uma postura de estar sempre atento ao que há de mais novo no mercado. Atualmente o Grupo não possui mais fábricas de compensado. Para o futuro, o Grupo Concrem pretende seguir em constante evolução. Uma das próximas conquistas será a nova planta da Floraplac, que será iniciada no ano de 2018. O Grupo Concrem fabrica produtos de qualidade e que respeitem o meio ambiente, e assim será sempre, em respeito, também, a todos que trabalham nas empresas do Grupo e a você, que colabora e que é nosso cliente.
Nossa História
ACERVO DO GRUPO
Confira alguns artigos do acervo que possui itens do início da nossa história, no Museu do Grupo Concrem, localizado no município de Paragominas - Pará.